SOMOS UM MOVIMENTO POR VIDAS NEGRAS ANTIRRACISTA e ANTICAPACITISTA

O movimento

 

Nossa atuação ocorre por meio das redes sociais com um trabalho de conscientização, formação e apoio, e com ações coletivas por meio de atos e manifestações públicas, sempre em diálogo com os atravessamentos existentes com outros movimentos sociais. Prezamos pelo acolhimento das pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores, e pela promoção da dignidade da pessoa humana, a favor da neurodiversidade com qualidade de vida, entendendo a deficiência como parte da diversidade humana, assim como assegura a Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

E1V7wwpWYAEh0J9

Manifesto

Somos um movimento criado por pessoas negras, pessoas com deficiência e principalmente por pessoas negras com deficiência na busca por uma sociedade antirracista e anticapacitista. 

Nossa luta e mobilização se dão por um modelo social que permita à pessoa preta com deficiência respeito e dignidade humana  através de políticas públicas de proteção a população com deficiência assim como garante a Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência. Lutamos contra a negação da nossa existência por parte de uma estrutura social capacitista e racista pode ser evidenciada no número reduzido de estudos e pesquisas, na falta de acesso aos espaços acadêmicos e nas ações que nos excluem de políticas públicas de inclusão, acessibilidade e discussões com a sociedade civil sem a nossa participação efetiva. Impossibilitando desta forma acesso ao diagnóstico correto e ao acompanhamento necessário e individualizado, bem como o combate à violência institucional para com as pessoas com deficiência, sobretudo as pessoas pretas com deficiência.

Nosso trabalho está pautado em apoiar as pessoas com deficiências, seus familiares e cuidadores, em sua luta por justiça. Isto inclui também o combate ao encarceramento e a internação compulsória de pessoas usuárias dos serviços de saúde mental e pessoas que fazem uso de substâncias químicas que ,na nossa perspectiva, também são protegidas pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, buscamos pautar a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das pessoas pretas com deficiência e combater toda sorte de violações desses direitos, sobretudo o direito ao controle sobre o próprio corpo.

 Buscamos exigir dos Poderes a promoção de ações que assegurem a nossa condições dignas de vida e  bem estar físico e psicossocial, garantindo autonomia de uma vida com oportunidades, equidade e respeito às diferenças e às diversas realidades das pessoas com deficiências, sobretudo, para nós, pessoas pretas com deficiência, assim como garante a Lei Brasileira de Inclusão e Convenção de Direito das Pessoas com Deficiência. 

Baseadas nos “10 Principles of Disability Justice” da Organização Sins Invalid que, em tradução livre para o português, pode ser compreendido como “Os 10 Princípios da Justiça Para As Pessoas Com Deficiência”, idealizamos nossas ações em: Interseccionalidade(Raça,gênero,classe,sexualidade e deficiências) ; Liderança daqueles que são mais impactados; Política anticapitalista; Comprometimento com alianças políticas que entendam a deficiência dentro do modelo social de deficiência, segundo a Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência; Comprometimento com a construção da solidariedade entre os movimentos afetados pela estrutura capitalista; Reconhecimento da pluralidade de vivências, considerando a completude e totalidade das experiências individuais; Sustentabilidade; Interdependência; Acesso coletivo e Libertação coletiva. 

Nossa atuação ocorre por meio das redes sociais com um trabalho de conscientização, formação e apoio, e com ações coletivas por meio de atos e manifestações públicas, sempre em diálogo com os atravessamentos existentes com outros movimentos sociais. Prezamos pelo acolhimento das pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores, e pela promoção da dignidade da pessoa humana, a favor da neurodiversidade com qualidade de vida, entendendo a deficiência como parte da diversidade humana, assim como asseguram a Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Pessoas negras com deficiência existem, lutam e resistem!

 

Movimento Vidas Negras Com Deficiência Importam

(BRASIL)