Consciência negra para quem?

“Nós estamos em guerra, eu não sei por que você está me olhando com essa cara tão simpática? (…) Falsificação ideológica que sugere que nós temos paz, é para que tudo continue do jeito que está!”

– Ailton Krenak(@ailtonkrenak), ambientalista, líder indígena.

Quando eu me deparei com essa frase do Ailton Krenak eu parei de rir na hora, por que ele simplificou de maneira real o que vivemos, nos o povo preto e indígena, nesse país racista. GUERRA!

O dia da consciência negra, foi ficando leve mas hoje foi um dia pesado, um dia pra gente não esquecer o que fizeram com Zumbi nesse dia. Arrancaram sua cabeça e penduraram em uma praça pra todo povo preto lembrar que, aqui liberdade e igualdade, não é coisa de “preto”.

Dia da consciência é dia de olhar pra nós. Não vou falar o que a branquitude tem que fazer,pra me agradar, vou fortalecer os nossos e resolver nossas arestas entre nós.

Pessoas com Deficiência pretas existem e resistem✊

Precisamos nos mobilizar! Estamos sendo invisibilizados e gritando num não lugar.

Nós não queremos esse lugar, nós queremos o que é nosso por direito, acesso à diagnóstico, justificativas plausíveis do porque os nossos estão sendo internado e institucionalizados em manicômios, fundações casas? Por que estamos sendo mortos sem direito a respostas? Por que nossa vida não tem valor? Por quê nós pessoas com deficiência temos que nos submeter a hipermedicalizado e tratamentos abusivos, sem questionar. Por que nós diagnosticam erroneamente e passam desapercebidos?

Há muitas perguntas, muitas perguntas que precisam ser respondidas.

Volto a questão inicial: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PARA QUEM?

Nós estamos em guerra, e precisamos estar próximos dos nossos e lutar junto dos nossos.

Seu movimento/organização está acessível, para nós? pessoas pretas com Deficiências? Você já se perguntou por que nas suas reuniões eventos não tem pessoas pretas com deficiência? Senão.

Não basta não ser racista. É preciso ser antiracista!

Não basta não ser capacitista. É preciso ser anticapacitista!✊

ENTRE OU CRIE UMA CONTA

Pular para o conteúdo