O Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) foi convidado pela Minority Rights Group para realizar um projeto de pesquisa a fim de observar como os marcadores sociais de raça, gênero e deficiência estão presentes nas diferentes formas de discriminação na vida de pessoas negras com deficiência, incluindo as que pertencem a comunidades tradicionais, como quilombolas.
Qual é o objetivo deste projeto?
O objetivo geral deste projeto é propor uma medida de proteção integral aos direitos das pessoas marginalizadas com deficiência que sofrem discriminação interseccional no Brasil. Acreditamos que a intersecção entre as formas de opressão de racismo e capacitismo tem sido reconhecida por meio dos movimentos de justiça social que visam a construção de sociedade anti-racista, anti-capacitista e inclusiva para todos. Assim, este projeto destaca o racismo sistêmico experimentado por brasileiros pretos e pardos com deficiência, neurodiversos e seus familiares em nível internacional e nacional.
Uma breve exposição do que já fizemos:
- Já foram realizadas visitas em organizações de pessoas com deficiência que oferecem serviços públicos e privados destinados a este público, com a finalidade de apresentar o projeto e coletar informações.
- Durante o processo eleitoral construímos uma carta compromisso para as candidaturas progressistas comprometidas com a pauta da deficiência e racial, a fim de firmarem seu compromisso com o movimento e com as pessoas negras com deficiência.
Para conferir mais, acesse: https://minorityrights.org/what-we-do/yorkb-pt/