O Movimento Vidas Negras Com Deficiência Importam, vem através dessa nota se posicionar veemente contra a violência política e discurso de ódio que tomou as dinâmicas das eleições gerais em 2022.
Uma das nossas ativistas, mulher preta, cadeirante e candidata a deputada estadual Flávia Diniz, foi vítima de ataques capacitistas que partiram de bolsonaristas que a ofenderam por estar com adesivos do presidenciável Lula em sua cadeira de rodas.
Como estamos denunciamos há anos, mulheres negras com deficiência estão mais sujeitas a sofrer situações de violência, o que dessa vez se expressou através da violência política.
Somos uma democracia, e é inadmissível que durante o processo eleitoral uma candidata sofra violência, mesmo que verbal, simplesmente por manifestar sua posição política, assegurada pelo sistema eleitoral e pelos princípios do Estado Democrático de Direito.
Flávia, vem construindo uma campanha política baseada em ideais antirracistas e anticapacitistas e é preocupante que ela se sinta ameaçada a poucos dias do pleito.
O VNDI presta sua solidariedade a Flávia Diniz e a todas as outras mulheres que tem sido atacadas durante suas campanhas.
Reforçamos que não admitiremos intimidações racistas e capacitistas vindas de quem sempre trabalhou para o nosso extermínio, exclusão e encarceramento e que não admite a possibilidade de nós ver em espaços de poder.
Nosso compromisso é sempre em favor dos “nossos” e pelo protagonismo de nossas próprias lutas, prezando sempre pelo debate e pela dignidade de pessoas pretas e com deficiência.