Nota de repúdio

O Movimento Vidas Negras Com Deficiência Importam, vem através dessa nota se posicionar veemente contra a violência política e discurso de ódio que tomou as dinâmicas das eleições gerais em 2022.

Uma das nossas ativistas, mulher preta, cadeirante e  candidata a deputada estadual Flávia Diniz, foi vítima de ataques capacitistas que partiram de bolsonaristas que a ofenderam por estar com adesivos do presidenciável Lula em sua cadeira de rodas.  

Como estamos denunciamos há anos, mulheres negras com deficiência estão mais sujeitas a  sofrer situações de violência, o que dessa vez se expressou através da violência política.

Somos uma democracia, e é inadmissível que durante o processo eleitoral uma candidata sofra violência, mesmo que verbal, simplesmente por manifestar sua posição política, assegurada pelo sistema eleitoral e pelos princípios do Estado Democrático de Direito.

Flávia, vem construindo uma campanha política baseada em ideais antirracistas e anticapacitistas e é preocupante que ela se sinta ameaçada a poucos dias do pleito.

O VNDI  presta sua solidariedade a Flávia Diniz e a todas as outras mulheres que tem sido atacadas durante suas campanhas.

Reforçamos que não admitiremos intimidações racistas e capacitistas vindas de quem sempre trabalhou para o nosso extermínio, exclusão e encarceramento e que não admite a possibilidade de nós ver em espaços de poder.

Nosso compromisso é sempre em favor dos “nossos” e pelo protagonismo de nossas próprias lutas, prezando sempre pelo debate e pela dignidade de pessoas  pretas  e com deficiência.

ENTRE OU CRIE UMA CONTA

Skip to content