Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

VNDI - Dia nacional da luta das pessoas com deficiência.

Hoje, dia 21 de setembro, é considerado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Momento de relembrar nossas conquistas enquanto movimento, mas principalmente de refletirmos os desafios e obstáculos que temos enfrentado para garantir nossos direitos nos últimos anos.

Além de coincidir com o início da primavera, a escolha da data foi definida em 1982 e, o que muitas pessoas não sabem é que a data tem suas raízes no movimento estudantil durante o período da ditadura militar. Isso porque a história está relacionada com um jovem estudante de engenharia no Recife, chamado Cândido Pinto de Melo. Integrante da UEP – União dos Estudantes de Pernambuco, entidade cassada pela ditadura, Cândido sofre um atentado no dia 29 de abril de 1969, recebendo um tiro na coluna provocando uma lesão em sua medula.

Anos mais tarde, torna-se um dos principais ativistas e fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo organizado por pessoas com deficiência em 1979. Atualmente, de acordo com o último Censo do IBGE (2010), o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência que ainda se mobilizam para manter a participação social e política, além de defender a soberania das leis que protegem esse segmento da população. 

Nós, do VNDI, compreendemos a importância do esforço daqueles que vieram antes, pavimentando o caminho com sua força, para que hoje possamos continuar construindo uma nova fase mais plural, diversa e sem deixar ninguém para trás.

Sabemos que sem um olhar interseccional à vivência de pessoas com deficiência será impossível perceber a dimensão das experiências com a raça, classe social, gênero e sexualidade no dia a dia com a deficiência. Seja nos obstáculos no acesso a saúde, educação e trabalho. Seja no reconhecimento dos nossos valores, na autoestima e confiança pessoal.

Hoje é dia de luta, de memória e de orgulho. Feliz dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Creditos: Fatine

ENTRE OU CRIE UMA CONTA

Pular para o conteúdo